A ESCOLA DE ONTEM E HOJE DE OLHO NO FUTURO!

'Uma vez que se tenha encontrado a si mesmo é preciso saber, de tempo em tempo, perder-se e depois reencontrar-se.' Nistzsche.

A ESCOLA DE ONTEM E HOJE DE OLHO NO FUTURO!

Pátio da Escola

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Entrada da Escola

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segunda-feira, 28 de março de 2011

ESCUTATÓRIA.

   Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir.
Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.

Escutar é complicado e sutil.
Diz Alberto Caeiro que "não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma".

Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como as coisas são. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.

Parafraseio o Alberto Caeiro:
"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma".

Daí a dificuldade: a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.

Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...

Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.
Contou-me de sua experiência com os índios: reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio.
(Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, [...]. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as ideias estranhas.).

Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.

Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos, pensamentos que ele julgava essenciais.
São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.

Se eu falar logo a seguir, são duas as possibilidades.
Primeira: "Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado".

Segunda: "Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou".

Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.

O longo silêncio quer dizer: "Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou". E assim vai a reunião.
Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.
E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.

Eu comecei a ouvir.

Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras.

A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Me veio agora a ideia de que, talvez, essa seja a essência da experiência religiosa - quando ficamos mudos, sem fala. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.

Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importãncia de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.

Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.
Rubem Alves.

USANDO E TRANSFORMANDO!


                           Os 2ºs anos do turno vespertino, trabalhando o livro de ciências promoveram uma exposição com os brinquedos que os alunos construíram.
                        Os alunos observaram em casa quais objetos a família usa e que normalmente vai para o lixo. Com a ajuda dos pais, eles fabricaram brinquedos.
                      Com a exposição todas as salas de aula puderam visitar, apreciar e aplaudir a criatividade das crianças.
                    Incentivar os educandos à criatividade é incentivá-los ao sonho!

                Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe:”Que tamanho tem o universo?”Acariciando a cabeça da criança,ele olhou para o infinito e respondeu:”O universo tem o tamanho do seu mundo.”Perturbada,ela novamente indagou:”Que tamanho tem meu mundo?”O pensador respondeu:”Tem o tamanho dos seus sonhos.”Se seus sonhos são pequenos,sua visão será pequena,suas metas serão limitadas,seus alvos serão diminutos,sua estrada será estreita,sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.Os sonhos regam a existência com sentido.Se seus sonhos são frágeis,sua comida não terá sabor,suas primaveras não terão flores,suas manhãs não terão orvalho,sua emoção não terá romances.A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis,faz dos idosos,jovens,e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens idosos.Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história,fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.SONHE!"

BIBLIOTECA NA ESCOLA! - PROJETO LITERÁRIO "BAÚ MÁGICO"!


                   O Projeto Literário “Baú Mágico” procura incentivar a criança ao gosto pela leitura.
                   Os bibliotecários, Marlene e Gilberto, fazem a preparação através de frases motivadoras espalhadas pelos corredores da escola. Posteriormente levam para a sala de aula o baú que contém todo material necessário ao desenvolvimento da atividade, como livro, fantoche, instrumentos musicais, brinquedos, roupas, fantasias, etc..
                  A escolha da história é feita respeitando o tempo e a maturidade das crianças, bem como as datas comemorativas do calendário escolar.
                  Faz-se a contação ou a leitura da história duas vezes ao mês em cada sala de aula com duração de 10 a 15min.

UM LIVRO É  UM BRINQUEDO FEITO COM LETRAS.
LER É BRINCAR.
Rubem Alves.

17 / 03 / 2011 - 1ª REUNIÃO DE PAIS!

RAZÕES PARA IR À REUNIÃO DE PAIS.

1- Conhecer a escola a fundo
    (Filosofia e metodologia.).
2- Acompanhar o aprendizado
   (Vocês sabem o que seus filhos estudam?).
3- Esclarecer dúvidas de interesse geral
    (As particularidades serão discutidas separadamente.).
4- Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
    (Nem sempre o comportamento da criança em casa é o mesmo da escola. Por quê?).
5- Firmar parceria com a escola 
    (Dividir responsabilidade: a educação é responsabilidade de todos.).
6- Entender as crises da idade
    (O que é típico nessa faixa etária?).
7- Conhecer para poder ajudar
    (A escola ajuda a abrir caminhos para compreender as crises da idade.).
8- Mais confiança para todos
    (Respeito mútuo - segurança.)


Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.
Sócrates