A ESCOLA DE ONTEM E HOJE DE OLHO NO FUTURO!

'Uma vez que se tenha encontrado a si mesmo é preciso saber, de tempo em tempo, perder-se e depois reencontrar-se.' Nistzsche.

A ESCOLA DE ONTEM E HOJE DE OLHO NO FUTURO!

Pátio da Escola

Pátio da Escola

Entrada da Escola

Entrada da Escola

terça-feira, 28 de junho de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO JUNINO!

Junho é o mês que se celebra as famosas festas juninas. Tempo de aderirmos à diversidade cultural de costumes, vestimentas, sabores, danças, prosas e muito mais.
Partindo da grande necessidade de trabalharmos por uma educação de qualidade, uma educação real, sem maquiagens, esta escola trabalhou o “PROJETO FESTA JUNINA”, com o intuito de suprir, promover e aprimorar saberes culturais.

A priori o projeto iniciou com o estudo, pesquisa e análise da história da Festa Junina, onde educadores e alunos fomentaram idéias pré- estabelecidas neste e fizeram uma apresentação dos resultados obtidos em uma mostra, no dia 17 de junho de 2011.

Com o objetivo de promover um ambiente propício e socializador para que todos pudessem enriquecer sua bagagem cultural e para que o evento acontecesse com excelência, os trabalhos pedagógicos explanaram as atividades metodológicas propostas:

- O Pré Escolar utilizou das CANTIGAS DE RODA para explorar o mundo cultural. A musicalidade foi o eixo do trabalho pedagógico das crianças do pré.

- Os 1ºs anos pesquisaram as BANDEIROLAS: inspirados pelo artista ALFREDO VOLPI trabalharam a sensibilidade e a criatividade para colorir nossa escola através de telas e painéis.

- Os 2ºs anos com PAINEL ARTÍSTICO, buscaram através da arte, explanar o tema das FESTAS JUNINAS pelo Brasil; o nosso país enriquece sua cultura com danças, festas que variam de um estado para o outro: QUADRILHA, BUMBA MEU BOI, FITA E PENEIRA.

- Os 3ºs anos ficaram com o PAINEL TEMÁTICO. Utilizaram do estudo, pesquisa, entrevista e observância dos fatos criando um painel onde o leitor e o visitante pudesse ‘viajar’ pela cultura caipira descobrindo e recriando a história das famosas FESTAS JUNINAS; recortes, colagens, registros fotográficos e demais serviram para compor o painel. A criatividade foi o eixo do trabalho.

- Os 4ºs anos trabalharam a CULINÁRIA/RECEITAS: invadiram o mundo da culinária e explanaram os sabores da FESTA JUNINA expondo aos visitantes sabores, receitas e dicas. Chás diferenciados, também fazem parte da história do conto junino. Gastronomia foi o ponto de partida de um trabalho rico, essencialmente pela diversidade cultural de sabores que nosso país contém.

- Os 5ºs anos foram responsáveis pelo CONVITE: a grande responsabilidade da nossa escola. Os alunos ficaram a cargo de convidar as pessoas mais importantes da nossa grandiosa festa: os pais. CONFECCIONARAM com o auxílio das professoras e especialista os convites que foram encaminhados a todos os pais ou responsáveis convidando-os para o GRANDE ARRAIÁ que acontecerá no DIA: 22 DE JUNHO DE 2011.

- Os alunos do AEE – SALA RECURSOS ‘viajaram’ pela cultura junina e expuseram as VESTIMENTAS utilizadas nas grandes festas juninas do país: CARIMBÓ, MAXIXE, CATIRA e muito mais.
Pais, comunidade escolar, autoridades e escolas foram convidados a visitarem nossa mostra pedagógica junina. E visitaram!


“Nos meus anos de profissão tenho aprendido muito sobre o ensinar e o aprender, e com isso sobre o próprio viver com a amorosidade essencial compartilhada de desejos por novos dias em Educação. Isso me faz acreditar – de um modo fantástico -, que é possível desenvolver projetos culturais dentro da escola sem prejuízo do conteúdo curricular; e que esse trabalho está vinculado ao fato de que é preciso ampliar a consciência de que uma educação de qualidade só é possível em parcerias, em contato permanente, em sinergia e interdependência: somos o que somos porque juntos estamos.

São muitos os desafios dos educadores, mas acredito que o principal entre eles é ampliarmos, nas nossas ações cotidianas o conhecimento que precisa ser tratado com novos olhares, para evitar o erro e a ilusão. Rever as nossas crenças e criarmos movimentos de reconstrução da compreensão entre as diferenças, inclusive culturais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário