O Programa de Educação Empreendedora proposto pelo SEBRAE procura apresentar novas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação, propostos pela UNESCO, quais sejam:
· aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão;
· aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
· aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
· finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes
(DELORS, 1999).
Corroborando esse pensamento nossa escola aliou à aprendizagem e favoreceu ao educando oportunidades de envolvimento no ato de fazer, pensar e aprender, reconhecendo que suas contribuições são importantes e apreciadas.
Posto, cinco (05) empresas foram CRIADAS dentro do ambiente escolar:
· Brinquedolândia – A alegria está no ar;
· Casa Aromática – Cor e cheiro bom;
· Geladinho – Geladinho da Hora;
· Naturais Temperos – O sabor do dia a dia;
· Q’Bombom que apaixona!
O estudo do Empreendedorismo ultrapassou os muros da escola porque envolveu as pessoas de toda comunidade. Patrocinadores foram buscados e pouco a pouco se percebe que mais do que uma palavra grande, empreender é principalmente quebrar paradigmas; buscar novas formas de ensinar propondo o trabalho coletivo e igualitário.
O SUCESSO NASCE DO QUERER, DA DETERMINAÇÃO E PERSISTÊNCIA EM SE CHEGAR A UM OBJETIVO.
MESMO NÃO ATINGINDO O ALVO, QUEM BUSCA E VENCE OBSTÁCULOS, NO MÍNIMO FARÁ COISAS ADMIRÁVEIS.
(José Saramago)
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